O objetivo deste blog é divulgar os principais eventos relevantes para a gestão de instituições de saúde, em especial na região norte de Portugal, bem como dar a conhecer novos artigos e informação importante no domínio da Economia da Saúde.
terça-feira, 21 de julho de 2015
Report Cards dos cirurgiões como exemplo de inovação disruptiva
No blog de Ashish Jha, médico e investigador na área da política de saúde, que tem como lema "uma grama de evidência vale por quilos de opinião" há uma reflexão curiosa sobre novos dados que foram tornados públicos relativamente a complicações cirúrgicas de 17 000 cirurgiões americanos. Como filha de cirurgião, e apesar de conhecer a vasta literatura da Economia da Saúde que levanta as dificuldades associadas a estas comparações, não deixo de partilhar a ideia do autor de que este é um passo na direção certa. E é também um exemplo muito interessante de inovação disruptiva. Para ler aqui.
sábado, 18 de julho de 2015
Concentração das despesas em saúde num reduzido número de doentes
Quem se interessa pelo tema da Economia da Saúde sabe que as despesas em saúde se encontram muitto concentradas num reduzido número de pessoas. Mais uma vez são divulgados alguns dados que confirmam esta realidade. Num anexo (E) do Relatório Dying in America: Improving Quality and Honoring Individual Preferences Near the End of Life (aqui) conclui-se que, nos EUA, os 5% da população que mais gasta em saúde é responsável por 60% da despesa. Um comentário síntese a este anexo pode ser lido aqui.
ADSE
Ontem os títulos da imprensa estiveram repletos de notícias sobre a ADSE (por exemplo, aqui), a propósito da publicação de uma auditoria do Tribunal de Contas ao referido subsistema (aqui). A ideia fundamental com que os funcionários públicos ficaram foi a de que "estão a descontar mais do que deviam". A propósito desta questão convém relembrar as conclusões do estudo elaborado pela Porto Business School, a pedido da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada: é crucial que a ADSE seja considerada como um fundo com autonomia administrativa e financeira para que possa fazer uma gestão eficiente dos excedentes acumulados, conseguindo assim financiar eventuais défices futuros (aqui). Essa é uma das condições para assegurar a sustentabilidade da ADSE.
Dados estatísticos
Nos últimos dias foram disponibilizados novos documentos com informação estatística relevante. A OCDE atualizou os dados sobre saúde mais frequentemente consultados (Health Statistics - aqui) e tem uma nota relativa a Portugal (aqui), enquanto a DGS sintetizou alguma informação sobre a saúde dos portugueses (aqui).
Subscrever:
Mensagens (Atom)