O objetivo deste blog é divulgar os principais eventos relevantes para a gestão de instituições de saúde, em especial na região norte de Portugal, bem como dar a conhecer novos artigos e informação importante no domínio da Economia da Saúde.
terça-feira, 25 de abril de 2017
sábado, 22 de abril de 2017
Health Systems in Transition: Portugal 2017
O estudo "Portugal: Health System Portugal" de 2017, elaborado por Jorge Simões et al., no âmbito da série Health Systems in Transition do Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde , já está disponível publicamente e será apresentado na Aula Magna do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), no próximo dia 27 de abril, pelas 10 horas.
O relatório descreve sistematicamente o funcionamento do sistema de saúde português, bem como iniciativas de reforma e políticas em curso ou em desenvolvimento. O programa da sessão pode ser consultado aqui.
O relatório descreve sistematicamente o funcionamento do sistema de saúde português, bem como iniciativas de reforma e políticas em curso ou em desenvolvimento. O programa da sessão pode ser consultado aqui.
quinta-feira, 20 de abril de 2017
The role of private non-profit healthcare organizations in NHS systems: Implications for the Portuguese hospital devolution program
Foi ontem publicado na revista Health Policy um artigo de Álvaro Almeida sobre "The role of private non-profit healthcare organizations in NHS systems: Implications for the Portuguese hospital devolution program". Pode ser lido aqui.
domingo, 16 de abril de 2017
Estatísticas da Saúde 2015
O INE divulgou os dados estatísticos sobre saúde relativos a Portugal em 2015 - contém dados relativos a hospitais, farmácias e medicamentos, pessoal de saúde inscrito, partos, mortalidade geral, mortalidade infantil, mortalidade neonatal, mortalidade fetal e conta satélite da saúde. Podem ser consultados aqui.
quinta-feira, 13 de abril de 2017
ISPUP associa crise ao aumento de recém-nascidos com baixo peso
Um estudo assinado por investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) associou a crise financeira de 2007-2008 ao aumento do número de bebés que nasceram com baixo peso em Portugal (menos de 2,5 quilos). Uma síntese do artigo original (Impact of the global financial crisis on low birth weight in Portugal: a time-trend analysis) pode ser lida aqui.
Subscrever:
Mensagens (Atom)