domingo, 29 de novembro de 2015

Impostos sobre refrigerantes

 
O Economist desta semana publica uma notícia com a síntese das conclusões de alguns estudos sobre o efeito dos impostos sobre os refrigerantes. Pode ser lida aqui

sábado, 28 de novembro de 2015

Knok healthcare - a aplicação do conceito uber à relação médico-doente

A empresa Knok Healthcare, criada no Porto, está a iniciar a sua atividade. Neste post é possível compreender como surgiu esta ideia, incubada na UPTEC e à qual a revista Exame Informática de dezembro dedica uma notícia. Saibam mais aqui.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

"Quanto estaria disposto a pagar para viver mais um ano de vida?"

Este é o título de um post no Blog The Conversation. Neste post faz-se referência a um artigo recentemente publicado na Health Policy com o título Preferences for end-of-life care among community-dwelling older adults and patients with advanced cancer: A discrete choice experiment. Neste artigo, com as conclusões de um estudo realizado em Singapura,  concluiu-se que as pessoas estão mais preocupadas com a qualidade de vida e os cuidados paliativos do que que com o aumento da esperança de vida. Por exemplo, os doentes estão dispostos a pagar mais 10 000 £ por tratamentos que permitam morrer em casa (em vez do hospital) e cerca de 21 500 £ para evitar a dor. Comparativamente apenas estão dispostas a pagar cerca de 5 000 £ por 12 meses adicionais de vida. Este estudo vai ao encontro de outros que salientam a importância da qualidade de vida.

Dominic Wilkinson conclui assim que (tradução livre): "Em situações terminais pode ser um erro a concentração de energias e dos recursos limitados em tecnologias muito dispendiosas que prolongam a vida por pouco tempo. Os doentes atribuem mais valor a bons cuidados paliativos, à possibilidade de estarem com a sua família, de evitarem tratamentos dolorosos e de permanecerem nas suas casas."

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Inovação disruptiva

A Harvard Business Review publicou uma excelente análise sobre as inovações disruptivas e tem uma discussão em torno da Uber - constitui ou não uma inovação disruptiva? Para ler (aqui) e ver (aqui).

Medicamentos genéricos e biossimilares

O Blog Incidental Economist apresenta mais um vídeo muito interessante a propósito dos genéricos - desta vez sintetiza as conclusões de um estudo sobre a importância de dar um nome de marca aos medicamentos genéricos. Comparam os resultados de dar ibuprofeno ou placebo a estudantes com dores de cabeça. Aos estudantes diz-se que estão a tomar "Nurofen" ou um "genérico de ibuprofeno". Efetivamente, nuns casos os estudantes recebem placebo e noutros um genérico de ibuprofeno. As conclusões são muito interessantes. Os que receberam o genérico em vez de placebo  obtêm melhores resultados, mas os que estão convencidos que receberam "Nurofen" (tendo recebido um placebo) obtêm melhores resultados do que aqueles a quem se diz que receberam "genérico de ibuprofeno" (tendo recebido o mesmo placebo)! A designação importa!

Os biossimilares, por seu turno, são conhecidos como os "genéricos dos medicamentos biológicos". O New York Times explica o que são e a sua importância e faz uma proposta para que os seus preços possam ser mais reduzidos.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

As diferenças entre os medicamentos de marca e os genéricos

Recomendo este excelente vídeo que compara os medicamentos de marca e os medicamentos genéricos!

Incentivos Financeiros a Médicos e a Doentes

O JAMA publicou um vídeo onde se comparam as experiências de pagamento de incentivos financeiros a médicos, doentes ou a ambos para reduzir os níveis de colesterol em deontes de elevado risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Conclui-se que os melhores resultados são conseguidos quando se pagam incentivos quer a médicos, quer a doentes. Para ver aqui.

Sobre o estabelecimento do preço dos medicamentos

Sobre a forma como são estabelecidos os preços dos medicamentos nos EUA e o que influencia a capacidade que as empresas farmacêuticas têm de fixar os preços há uma excelente síntese aqui. convém recordar alguns posts anteriores deste blog relacionados com este tema (aqui e aqui) e o link para o Drug Abacus.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Melhores livros de gestão de 2015

Anualmente, a Strategy and Business recomenda alguns livros na área da gestão e economia. As recomendações deste ano estão aqui. Um dos livros recomendados em termos de estratégia e inovação é Wiser : Getting Beyond Groupthink to Make Groups Smarter. Promete ser interessante!

domingo, 8 de novembro de 2015

Economist - Fusões entre empresas farmacêuticas

Um dos artigos do Economist desta semana explora os motivos das fusões entre companhias farmacêuticas que continuam em fase ascendente. Pode ser lido aqui.

Seminário na FEP sobre "(Re)organização de um Serviço de Urgência" com Miguel Paiva

Na próxima quinta-feira, dia 12, pelas 18.30, realiza-se na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, no âmbito do Mestrado em Gestão e Economia dos Serviços de Saúde, um seminário subordinado ao tema "(Re)organização de um Serviço de Urgência". O convidado é Miguel Paiva, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga. A entrada é livre e mais informação pode ser obtida aqui.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Health at a Glance 2015 e outras sugestões

Foi disponibilizado hoje o Health at a Glance 2015 da OCDE (aqui). Algumas notícias do Jornal de Negócios sobre este relatório podem ser lidas aqui, aqui e aqui. A OCDE disponibiliza também aqui um pequeno vídeo sobre o problema das despesas com medicamentos.

Aproveito ainda para sugerir uma reportagem extensa da revista Exame sobre os hospitais privados (aqui) e as notícias sobre o aumento da mortalidade dos norte americanos de meia idade (aqui e aqui).
.