sábado, 14 de maio de 2016

Hospitais e Fórmula 1

A revista Visão acaba de divulgar uma notícia com o título "Hospital chama mecânicos da Fórmula 1 para salvar bebés em risco de vida" (aqui). Este é um bom exemplo de benchmarking entre setores, uma técnica que se ensina nas aulas de Estratégia. Com efeito, "dizem os livros", as empresas devem recorrer ao benchmarking para avaliar os seus pontos pontos fortes e fracos, assim como oportunidades de melhoria. Este benchmarking tanto pode ser efetuado com empresas da mesma indústria ou setor como com empresas que realizam particulamente bem uma determinada atividade, mesmo que num setor totalmente diferente, como está aqui em causa. Uma situação semelhante ocorreu com a British Airways que conseguiu melhorar os processos de manutenção, reabastecimento e tempo de limpeza entre voos estudando os processos usados nas corridas de fórmula 1 quando os carros vão às boxes (aqui e aqui).

Sem comentários:

Enviar um comentário