O objetivo deste blog é divulgar os principais eventos relevantes para a gestão de instituições de saúde, em especial na região norte de Portugal, bem como dar a conhecer novos artigos e informação importante no domínio da Economia da Saúde.
sábado, 11 de novembro de 2017
quarta-feira, 8 de novembro de 2017
Aberto processo de recrutamento para a Entidade Reguladora da Saúde no Porto
A Entidade Reguladora da Saúde pretende recrutar vinte e sete colaboradores: dezoito para a carreira de técnico superior e nove para a carreira de assistente técnico, em regime de contrato individual de trabalho por tempo indeterminado. Uma excelente oportunidade! Mais informação aqui.
sábado, 4 de novembro de 2017
Centros de Responsabilidade Integrados
Foi publicada no passado dia 31 de outubro a Portaria n.º 330/2017 que define "o modelo do regulamento interno dos serviços ou
unidades funcionais das Unidades de Saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) (...) que se organizem
em Centros de Responsabilidade Integrados (CRI)". A Portaria pode ser consultada aqui.
sexta-feira, 18 de agosto de 2017
Setor Privado da Saúde em Portugal
Óscar Gaspar, Presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, dá uma entrevista hoje ao Diário de Notícias que pode ser lida aqui onde são referidas algumas das conclusões do estudo Setor Privado da Saúde em Portugal realizado pela Augusto Mateus e Associados.
sábado, 15 de julho de 2017
Leitura recomendada
Sobre a crescente importância das Tecnologias de Informação no setor da saúde, recomendo a leitura da entrevista de António Brito, responsável pela disciplina de Sistemas de Informação na Pós-Graduação em Gestão e Direção de Serviços de Saúde da Porto Business School.
sábado, 1 de julho de 2017
Leituras recomendadas
Hoje recomendo dois artigos interessantes: um é uma reflexão aprofundada no The guardian sobre o "negócio" das publicações científicas e outro é um artigo do Observador onde se conta a história de várias "inovações" que não foram bem sucedidas.
Conta Satélite da Saúde e Observatório Português dos Sistema de Saúde
Esta semana foram divulgados os dados da Conta Satélite da Saúde dos anos de 2015 e 2016, assim como foi publicado o relatório do Observatório Português dos Sistema de Saúde.
IHEA em Livestreaming
O encontro da International Health Economics Association IHEA que se vai realizar esta semana em Boston irá transmitir algumas das sessões plenárias em Livestreaming. Informação adicional aqui.
domingo, 11 de junho de 2017
Determinantes sociais da saúde em Portugal
Foi publicado no International Journal of Public Health um artigo de Ricardo Almendra, Paula Santana e João Vasconcelos que revela uma associação positiva, em Portugal (2002-2011), entre as situações de excesso de morte no inverno por doenças cardiovasculares e as piores condições de habitação e socioeconómicas e que, para níveis mais elevados de privação, a associação é maior com as condições de habitação do que com as condições socioeconómicas. O artigo pode ser lido aqui.
Sugestões de leitura no Knowledge at Wharton
Duas leituras sugeridas sobre o sistema de saúde americano: uma entrevista a Elisabeth Rosenthal a propósito do novo livro An American Sickness (para ler aqui) e um artigo efetuando uma comparação com o sistema canadiano (para ler aqui).
segunda-feira, 22 de maio de 2017
Sessão de Apresentação do Estudo "Saúde em Portugal - Que Prioridades?"
No âmbito da Pós-Graduação em Gestão e Direção de Serviços de Saúde, a Porto Business School organiza, no dia 19 de junho, pelas 18h30, uma sessão de apresentação e discussão das principais conclusões do estudo: "Saúde em Portugal - Que Prioridades?”, resultado do trabalho desenvolvido durante o ano de 2016 pelo Fórum Saúde para o Século XXI.
O documento inclui dez recomendações consideradas prioritárias para a sustentabilidade do sistema nacional de saúde. Pode aceder ao estudo aqui.
O estudo será apresentado por Álvaro Almeida, antigo Presidente da Administração Regional de Saúde do Norte e da Entidade Reguladora da Saúde e docente da Porto Business School e por Paulo Santos, Professor Auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
A moderação da sessão estará a cargo de Artur Osório, antigo Presidente da Associação Portuguesa da Hospitalização Privada e antigo dirigente da Ordem dos Médicos. Docente da Porto Business School, Artur Osório foi também assessor do Ministério da Saúde.
Entrada livre sujeita a inscrição aqui.
sábado, 20 de maio de 2017
sexta-feira, 12 de maio de 2017
Pós-Graduação em Gestão e Direção de Serviços de Saúde - Abertas as candidaturas
Estão a decorrer (até 15 de julho) as candidaturas à 17ª edição da Pós-Graduação em Gestão e Direção de Serviços de Saúde da Porto Business School. Este curso de Pós-Graduação está homologado pela Ordem dos Médicos e cumpre os requisitos de admissão à Competência em Gestão de Serviços de Saúde. Mais informação pode ser obtida na brochura do curso.
No dia 22 de maio, tem ainda a possibilidade de conhecer melhor a Porto Business School e os responsáveis pelos seus diversos programas (inscreva-se aqui). Numa das sessões apresentarei a Pós-Graduação em Gestão e Direção de Serviços de Saúde e estarei disponível para esclarecer todas as dúvidas. Em alternativa, podem contactar-me através do email soliveira@pbs.up.pt.
Apresentação do livro "Políticas de Saúde" de Ana Paula Harfouche
António Correia de Campos e Domingos Andrade vão apresentar o livro "Políticas de Saúde" de Ana Paula Harfouche no dia19 de maio, pelas 18.00, no Auditório do Palácio da Bolsa. As inscrições podem ser realizadas aqui.
terça-feira, 2 de maio de 2017
NHS Cancer Drugs Fund
"Do patient access schemes for high-cost cancer drugs deliver value to society?—lessons from the NHS Cancer Drugs Fund" é o título de um artigo de acesso livre recentemente publicado no Annals of Oncology cuja leitura se recomenda.
terça-feira, 25 de abril de 2017
sábado, 22 de abril de 2017
Health Systems in Transition: Portugal 2017
O estudo "Portugal: Health System Portugal" de 2017, elaborado por Jorge Simões et al., no âmbito da série Health Systems in Transition do Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde , já está disponível publicamente e será apresentado na Aula Magna do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), no próximo dia 27 de abril, pelas 10 horas.
O relatório descreve sistematicamente o funcionamento do sistema de saúde português, bem como iniciativas de reforma e políticas em curso ou em desenvolvimento. O programa da sessão pode ser consultado aqui.
O relatório descreve sistematicamente o funcionamento do sistema de saúde português, bem como iniciativas de reforma e políticas em curso ou em desenvolvimento. O programa da sessão pode ser consultado aqui.
quinta-feira, 20 de abril de 2017
The role of private non-profit healthcare organizations in NHS systems: Implications for the Portuguese hospital devolution program
Foi ontem publicado na revista Health Policy um artigo de Álvaro Almeida sobre "The role of private non-profit healthcare organizations in NHS systems: Implications for the Portuguese hospital devolution program". Pode ser lido aqui.
domingo, 16 de abril de 2017
Estatísticas da Saúde 2015
O INE divulgou os dados estatísticos sobre saúde relativos a Portugal em 2015 - contém dados relativos a hospitais, farmácias e medicamentos, pessoal de saúde inscrito, partos, mortalidade geral, mortalidade infantil, mortalidade neonatal, mortalidade fetal e conta satélite da saúde. Podem ser consultados aqui.
quinta-feira, 13 de abril de 2017
ISPUP associa crise ao aumento de recém-nascidos com baixo peso
Um estudo assinado por investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) associou a crise financeira de 2007-2008 ao aumento do número de bebés que nasceram com baixo peso em Portugal (menos de 2,5 quilos). Uma síntese do artigo original (Impact of the global financial crisis on low birth weight in Portugal: a time-trend analysis) pode ser lida aqui.
terça-feira, 28 de março de 2017
Saúde em Portugal: Que prioridades?
O Fórum Saúde XXI disponibilizou publicamente o documento "Saúde em Portugal: Que prioridades?" que pode ser consultado aqui.
sábado, 11 de março de 2017
Seminário "Os dilemas da inovação em saúde - o exemplo da Knok, a Uber da Saúde"
Na próxima quinta-feira, dia 16 de março, José Bastos, CEO da Knok é o orador convidado para o Seminário "Os dilemas da inovação em saúde - o exemplo da Knok, a Uber da Saúde", que se realiza no âmbito do Mestrado em Gestão e Economia de Serviços de Saúde, na sala 631, na Faculdade de Economia. A entrada é livre.
A Knok é uma aplicação móvel onde os pacientes podem marcar uma consulta com o médico que escolherem, com base na localização de ambos, e que tem sido descrita como a “Uber da Saúde”. A Wired, publicação norte-americana de tecnologia, ciência, entretenimento, design e negócios colocou a portuguesa Knok Healthcare entre as 10 inovações mundiais que estão a revolucionar os cuidados de saúde (mais aqui, aqui e aqui).
Neste seminário, o fundador da empresa, José Bastos, irá discutir como surgiu a ideia de criação do projeto, há cerca de um ano, e como têm sido enfrentados diversos desafios tecnológicos, de internacionalização e de financiamento.
José Bastos nasceu no Porto, tem 41 anos, e é licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Durante a sua carreira, trabalhou em Corporate Finance e em Planeamento Estratégico na Sonae. Possui ainda duas pós-graduações: uma em Fusões e Aquisições (pela Universidade de Chicago) e outra em Estratégia (pela Porto Business School).
A Knok é uma aplicação móvel onde os pacientes podem marcar uma consulta com o médico que escolherem, com base na localização de ambos, e que tem sido descrita como a “Uber da Saúde”. A Wired, publicação norte-americana de tecnologia, ciência, entretenimento, design e negócios colocou a portuguesa Knok Healthcare entre as 10 inovações mundiais que estão a revolucionar os cuidados de saúde (mais aqui, aqui e aqui).
Neste seminário, o fundador da empresa, José Bastos, irá discutir como surgiu a ideia de criação do projeto, há cerca de um ano, e como têm sido enfrentados diversos desafios tecnológicos, de internacionalização e de financiamento.
José Bastos nasceu no Porto, tem 41 anos, e é licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Durante a sua carreira, trabalhou em Corporate Finance e em Planeamento Estratégico na Sonae. Possui ainda duas pós-graduações: uma em Fusões e Aquisições (pela Universidade de Chicago) e outra em Estratégia (pela Porto Business School).
sábado, 4 de março de 2017
Sugestões de eventos e de leitura
Relembro que é já na próxima segunda-feira, dia 6 de março, que, no âmbito da Pós-Graduação em Gestão e Direção de Serviços de Saúde da Porto Business School se realiza o seminário HVITAL – Um instrumento único de Big Data & Inteligência de Dados na área Hospitalar.
Na segunda-feira seguinte, dia 13 de março, realiza-se o Fórum Nacional SNS Serviço Nacional de Saúde, em Santo Tirso. E no dia 29 de março, o Health Cluster Portugal realiza o HCP's Meetings with Health Innovation + Market of Open Innovation in Health. Em suma, um mês recheado de eventos no setor da saúde na região Norte!
Destaco ainda dois artigos, um (publicado no Economist) sobre a revolução digital no setor da saúde e outro (da Forbes) com as conclusões de um estudo publicado no Annals of Internal Medicine em que, contrariamente ao que se tem demonstrado noutros estudos, não se encontra evidência de que os enfermeiros em papéis avançados prescrevam mais do que os médicos. A não perder!
Na segunda-feira seguinte, dia 13 de março, realiza-se o Fórum Nacional SNS Serviço Nacional de Saúde, em Santo Tirso. E no dia 29 de março, o Health Cluster Portugal realiza o HCP's Meetings with Health Innovation + Market of Open Innovation in Health. Em suma, um mês recheado de eventos no setor da saúde na região Norte!
Destaco ainda dois artigos, um (publicado no Economist) sobre a revolução digital no setor da saúde e outro (da Forbes) com as conclusões de um estudo publicado no Annals of Internal Medicine em que, contrariamente ao que se tem demonstrado noutros estudos, não se encontra evidência de que os enfermeiros em papéis avançados prescrevam mais do que os médicos. A não perder!
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017
Seminário “HVITAL – Um instrumento único de Big Data & Inteligência de Dados na área Hospitalar”
No âmbito da Pós-Graduação em Gestão e Direção de Serviços de Saúde realiza-se na Porto Business School, no dia 6 de março, pelas 18h30, o seminário: “HVITAL – Um instrumento único de Big Data & Inteligência de Dados na área Hospitalar”. José Pedro Almeida, Diretor do Serviço de Inteligência de Negócio e Ciência de Dados do Centro Hospitalar São João e líder do desenvolvimento da plataforma HVITAL é o orador convidado para esta sessão.
A HVital é uma plataforma informática revolucionária que é capaz de analisar e correlacionar, em tempo real, uma quantidade massiva de dados espalhados por dezenas de sistemas informáticos de um Hospital, revelando-se um instrumento fundamental para a gestão hospitalar, e um precioso auxilio para a decisão médica. A cada minuto a HVital analisa mais de 300 milhões de registos hospitalares, 24 horas/dia.
Um dos objetivos mais desafiantes desta solução é a forma como usa a capacidade computacional para ajudar a identificar, categorizar e alertar precocemente para situações de risco clínico do paciente. Para isso, a HVital serve-se da análise avançada da evolução de parâmetros fisiológicos e resultados laboratoriais dos doentes e do uso de algoritmos inteligentes para detetar automaticamente anomalias ao padrão, que sejam suscetíveis de alarme. Estes módulos avançados, desenvolvidos em parceria com os clínicos de excelência do CHSJ, fazem com a que a HVital seja hoje reconhecida como uma das soluções de BigData mais avançadas do mundo na área hospitalar.
Criada no Porto, a HVital reúne hoje as maiores distinções internacionais do sector, entre as quais: O prémio HIMSS Digital Healthcare 2016 (Outstanding ICT Innovation Achievement), o prémio mundial de Inovação em Saúde da Microsoft U.S (Orlando, EUA) e o prémio Europeu de Big Data & Analytics Solution of the Year (Londres, UK).
Impostos sobre os refrigerantes... e não só...
O Knowledge at Wharton tem um podcast interessante sobre o modo como os "impostos do pecado" influenciam o comportamento dos consumidores. Pode ser ouvido (ou lido) aqui.
quarta-feira, 18 de janeiro de 2017
Sugestões de leitura
Nos últimos dias foram publicamente disponibilizadas duas publicações relevantes: um relatório da OCDE sobre o acesso a novas tecnologias de saúde, o seu valor gerado e as dificuldades que criam em termos de sustentabilidade dos sistemas de saúde; e um livro publicamente disponível com uma reflexão crítica sobre políticas de saúde. No livro Maynard Matters há pequenos artigos de colegas que analisam as contribuições de Alan Maynard (um famoso economista da saúde), assim como se reproduzem alguns dos seus textos sobre eficiência e equidade, qualidade, financiamento de cuidados de saúde, mercados e concorrência, etc.
sábado, 14 de janeiro de 2017
Programa Olhos nos Olhos com Pedro Pita Barros sobre a Saúde
Na passada quarta-feira o programa Olhos nos Olhos contou com a participação de Pedro Pita Barros. Foram debatidas várias questões económicas relevantes relacionadas com o setor da Saúde. O programa pode ser visto aqui.
sexta-feira, 13 de janeiro de 2017
Desperdício e ineficiência no setor da saúde
A OCDE acaba de publicar o documento Tackling Wasteful Spending on Health sobre o desperdício e a ineficiência no setor da saúde. Algumas das notícias da imprensa com as principais conclusões do relatório podem ser lidas aqui ou aqui.
Subscrever:
Mensagens (Atom)