quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Fim de ano

No último dia do ano de 2014 vale a pena sintetizar as notícias nacionais e internacionais que marcaram o ano (e os últimos dias). Embora já pouco se fale sobre o assunto, 2014 será certamente recordado pela ameaça do Ébola (e a revista Time escolheu como personalidade do ano todos aqueles que tomaram a difícil decisão de ajudar a combater a doença - para ler aqui). O preço do medicamento para a Hepatite C continua a "dar que falar" e Carlos Gouveia Pinto comentou o artigo de António Ferreira num post no Blog Saúde SA que merece ser lido aqui. Por falar em medicamentos, ainda de acordo com a revista Time, uma das 25 invenções do ano é uma caixa que dispensa medicamentos nos dias e horas em que devem ser tomados, ajudando sobretudo os doentes que sofrem de várias doenças crónicas (aqui). A importância de uma alimentação e de hábitos de vida saudáveis continuam a marcar a atualidade. Nos EUA foi publicada legislação que obriga as grandes cadeias a informarem os seus clientes quanto às calorias das diversas alternativas dos seus menus (incluindo bebidas) - aqui. Entretanto, em Portugal, a DGS publicou  mais informação estatística sobre hábitos alimentares e mortalidade e morbilidade associada à alimentação (disponível aqui). Infelizmente, o ano que hoje termina ficou também marcado pela saída de muitos profissionais de saúde. Para além dos enfermeiros (aqui e aqui), hoje o jornal Público publica uma reportagem relatando as histórias de vários médicos que decidiram abandonar o país (aqui). Aproveito o post para desejar que a situação se altere no próximo Ano de 2015 e que este se revele repleto de Saúde e de muitos sucessos para o País e em particular para a Região Norte!

sábado, 13 de dezembro de 2014

A quinzena em revista

As instituições de saúde da região norte têm sido alvo de atenção mediática na última quinzena. No dia 2 de dezembro realizou-se a cerimónia de inauguração dos Hospitais Senhor do Bonfim em Vila de Conde (notícia aqui). No dia 9, o Centro Hospitalar do Porto foi considerado o melhor dos grandes hospitais públicos portugueses (notícia aqui), num estudo da IASIST (aqui). António Ferreira escreveu, no dia 10, um artigo de opinião onde efetua uma caricatura de algumas dificuldades e problemas associados à fixação dos preços dos medicamentos  (aqui), questão que mereceu um post extenso de Pedro Pita Barros no seu blog Momentos Económicos (aqui).

A nível internacional, no dia 3 foi publicado o importante relatório anual da OCDE: "Health at a Glance" (aqui). No Reino Unido, continuam as preocupações com o problema da resistência aos antibióticos. Recentemente o NICE fez um alerta sobre o assunto (aqui) e ontem a BBC publicou uma notícia com as principais conclusões deste estudo. Se nada for feito, em 2050 prevê-se que existam mais mortes relacionadas com a resistência aos antibióticos do que por cancro.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Medical Decision Making - artigos mais lidos em 2014

A Medical Decision Making está a disponibilizar gratuitamente os 10 artigos mais lidos em 2014 (aqui), entre os quais: "Do We Really Value Identified Lives More Highly Than Statistical Lives?" de Louise B. Russell e "Comparing EQ-5D Valuation Studies: A Systematic Review and Methodological Reporting Checklist" de Feng Xie, Kathryn Gaebel, Kuhan Perampaladas, Brett Doble, Eleanor Pullenayegum.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Leituras recomendadas

Alguns documentos a merecer atenção: "The changing hospital landscape: An exploration of international experiences" da Rand Corporation (aqui), bem como os artigos mais lidos da SAGE Health and Nursing com acesso livre durante um período de tempo limitado (aqui).

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

O preço dos medicamentos oncológicos

Recentemente foi publicada uma reportagem dos 60 minutos com o custo dos medicamentos oncológicos e o seu impacto na vida dos doentes nos EUA (vale a pena ver aqui, assim como esta reportagem do New York Times). Entretanto o Christensen Institute publicou um comentário sobre o assunto, salientando a importância de diagnósticos mais precisos. De um ponto de vista económico, convém relembrar a importância da elasticidade preço da procura (que depende da existência de substitutos) na fixação do preço dos medicamentos - quanto menor a sensibilidade ao preço, maior o preço que as companhias farmacêuticas podem cobrar.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Indicadores sobre o NHS

Alguns indicadores sobre o NHS (em Inglaterra e noutras regiões do Reino Unido) estão disponíveis aqui. Inclui informação sobre despesa, atividade hospitalar, recursos. desempenho, prescrição e recursos humanos.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Uma opção difícil...

Amanhã, dia 27 de novembro, pelas 18.30, dois eventos importantes, em locais distintos, para quem se interessa pelo setor da saúde:
  • Na Porto Business School, no âmbito da Pós-Graduação em Gestão e Direção de Serviços de Saúde, Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, vai apresentar o seminário "Sistemas de Informação da Saúde: Políticas ou Práticas." Um tema atual que será certamente objeto de uma discussão muito interessante. Mais informação aqui
  • Na Faculdade de Economia do Porto, no âmbito do Mestrado em Gestão e Economia de Serviços de Saúde, José Carlos Pedro, do Conselho Diretivo da ARS Norte, vai apresentar o Seminário "A Saúde do(no) Norte em Números". Mais informação aqui.   



sexta-feira, 21 de novembro de 2014

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Previsões da Deloitte para os setores da saúde e das ciências da vida em 2020

A Deloitte publicou um documento com algumas previsões para os setores da saúde e das ciências da vida em 2020. Para ler aqui.

"Sistemas de Informação da Saúde: políticas ou práticas?", Seminário com Henrique Gil Martins na Porto Business School, 27 de novembro

No âmbito da Pós-Graduação em Gestão e Direção de Serviços de Saúde da Porto Business School, realiza-se no dia 27 de novembro, pelas 18h 30, o seminário “Sistemas de Informação da Saúde: políticas ou práticas?”, com Henrique Manuel Gil Martins, Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. A entrada é livre, mas agradece-se a confirmação (até dia 26) para Carlos Pinto (cpinto@pbs.up.pt).


sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Envelhecimento da população

O Lancet publicou um número especial dedicado aos problemas do envelhecimento, numa perspetiva económica e política, procurando sintetizar o que se conhece quanto a esta questão. Para ler aqui.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Seminário na FEP com Joaquim Cunha, Diretor-Executivo do Health Cluster Portugal

No próximo dia 13 de novembro, quinta-feira, pelas 18.30, no âmbito do Mestrado em Gestão e Economia dos Serviços de Saúde, realiza-se, na Faculdade de Economia do Porto, um seminário  com Joaquim Cunha, Diretor-Executivo do Health Cluster Portugal, subordinado ao tema "Portugal: The Right Place to Build Partnerships in Health". Mais informação aqui.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Seminário na FEP com Eurico Castro Alves

No próximo dia 6 de novembro, quinta-feira, pelas 18.30, no âmbito do Mestrado em Gestão e Economia dos Serviços de Saúde, realiza-se um seminário na FEP com Eurico Castro Alves. Mais informação aqui.

domingo, 26 de outubro de 2014

Cuidados a ter ao interpretar investigação científica

Num momento em que muitos alunos estão a iniciar os seus trabalhos de mestrado e doutoramento é importante relembrar alguns cuidados a ter quando se interpretam os estudos realizados - a ler aqui.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Sobre o Ébola...

Sugestões de leitura: comparação do ébola com outras doenças infeciosas em termos de difusão (aqui); o que podemos aprender com as medidas tomadas na Nigéria para tentar controlar a doença (aqui); em que medida os receios com a doença podem ou não ser responsáveis por acentuadas queda nas bolsas  de valores  (aquiaqui)

sábado, 4 de outubro de 2014

Idade Maior em Números

A DGS disponibilizou (aqui) o Relatório "Portugal - Idade Maior em Números" onde se analisa a tendência para o envelhecimento da população e se comparam taxas de mortalidade para diversas doenças consoante os grupos etários.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Seminário na FEP com Rui Pedroso

Na próxima quinta-feira, dia 2 de outubro, pelas 18.30, realiza-se na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, no âmbito do Mestrado em Gestão e Economia de Serviços de Saúde, um seminário com Rui Pedroso, Vogal do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Porto, em que o tema será "Gestão de Unidades de Saúde: As perspetivas do setor privado e do setor público". Mais informação aqui.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Relatório de Nigel Crisp sobre o Sistema de Saúde português

Vai ser apresentado hoje o estudo “Um Futuro para a Saúde – todos temos um papel a desempenhar” da Fundação Calouste Gulbenkian (mais aqui e aqui) - uma notícia para acompanhar.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Variações geográficas nos cuidados de saúde em Portugal

Acaba de ser publicado um relatório da OCDE sobre variações geográficas nos cuidados de saúde, em que um dos capítulos é dedicado à situação portuguesa. Uma notícia do Público sobre o assunto está disponível aqui e o relatório da OCDE aqui.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Medicamentos

Foi publicado um Health Policy Brief da Health Affairs e da Robert Wood Johnson Foundation (RWJF) que analisa o problema da falta de medicamentos nos EUA. Está disponível aqui. Entretanto, de acordo com o BMJ, o responsável do NICE, David Haslam, assinou a petição para que os dados dos ensaios clínicos sejam tornados públicos (aqui) - tema já abordado anteriormente neste blog - aqui.

Conta Satélite da Saúde

O INE acaba de divulgar alguma infomação relativa à Conta Satélite da Saúde - mais informação disponível aqui.

Vantagens dos pioneiros na indústria farmacêutica


Quais as vantagens dos pioneiros na indústria farmacêutica? A McKinsey acaba de publicar um artigo interessante sobre a questão (Pharma’s first-to-market advantage) para ler aqui.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Diversas notícias e publicações

São diversas as notícias e publicações sobre o setor da saúde com eventual interesse. Foi finalmente transposta a diretiva sobre os cuidados de saúde transfronteiriços (aqui e com comentários aqui), o INE publicou as Estatísticas do Setor da Saúde relativas ao ano de 2012 (aqui) e o Grupo Trofa Saúde anunciou a construção de um hospital na cidade do Porto (aqui). Entretanto realizou-se o 5º Workshop da APES na Figueira da Foz (aqui) e foi divulgado o Programa das 4ªs Jornadas da Associação Portuguesa de Hotelaria Hospitalar que se vai realizar no Porto a 30 de Outubro (aqui). Nas redes sociais está a gerar alguma controvérsia um artigo do Wall Street Journal com o sugestivo título "Why doctors are sick of their profession" (aqui) - onde se identificam problemas como perda de estatuto, perda de rendimento e falta de tempo (e paciência) para ouvir os doentes...

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

SINATs em consulta pública

O Sistema Nacional de Avaliação de Tecnologias de Saúde está em consulta pública. Saiba mais aqui e envie os seus contributos até 10 de setembro para o mail indicado aqui.

domingo, 13 de julho de 2014

Managing Oneself

Este fim de semana (até 13 de julho) a Harvard Business Review permite um acesso aberto ao clássico artigo de Drucker "Managing Oneself". O artigo está disponível aqui. É muito interessante e vale a pena ler!

Não resisto a salientar e reproduzir duas ideias do artigo. Primeira, devemos obter as competências e o conhecimento de que nessitamos para tirar pleno partido das nossas forças: "discover where your intellectual arrogance is causing disabling ignorance and overcome it". Segunda, nem todos aprendem da mesma forma. Alguns aprendem a escrever, outros a copiar apontamentos, outros quando se ouvem a si mesmos. E relata o exemplo de Beethoven que afirmava que se não escrevesse imediatamente as ideias que tinha, as esqueceria de imediato, mas a partir do momento em que estavam escritas, nunca mais as esquecia, mesmo que não as voltasse a ver.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

The Oxford Handbook of Health Economics em promoção

A Oxford University Press está a vender o livro The Oxford Handbook of Health Economics, em hardback,  a 23,75 libras. Vale a pena aproveitar! Mais informação aqui.

sábado, 14 de junho de 2014

Lançamento do Livro "40 Anos de Abril na Saúde"

Realiza-se no dia 25 de junho, pelas 18:00, na Fnac do NorteShopping, o lançamento do livro "40 Anos de Abril na Saúde" coordenado por António Correia Campos e Jorge Simões. A apresentação ficará a cargo de Bernardo Vilas Boas. Mais informação aqui.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Seminário “Regulação na saúde" com Eurico Castro Alves

No âmbito da Pós-Graduação em Gestão e Direção de Serviços de Saúde, realiza-se, no dia 26 de maio, pelas 19h30, na Porto Business School,  o seminário  “Regulação na saúde: prestação de cuidados de saúde e medicamentos” com Eurico Castro Alves, Presidente do Conselho Diretivo do INFARMED.
A entrada é livre, mas agradece-se confirmação com Carlos Pinto: cpinto@pbs.up.pt

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Seminário "Hospitais em Parceria Público-Privada – A Perspetiva do Gestor Público do Contrato"

No âmbito da Pós-Graduação em Gestão e Direção de Serviços de Saúde, realiza-se no dia 10 de abril, pelas 19h00, na Porto Business School, o seminário “Hospitais em Parceria Público-Privada – A Perspetiva do Gestor Público do Contrato”. A apresentação estará a cargo de Luís Matos, Vogal Executivo do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia / Espinho. Luís Matos foi gestor da PPP do Hospital de Braga na ARS Norte entre novembro de 2011 e março de 2014. Entrada livre sujeita a confirmação com Carlos Pinto: cpinto@pbs.up.pt

quarta-feira, 26 de março de 2014

Diferenças de preços entre países... mais uma vez...

Mais uma vez um artigo interessante onde se comparam preços de vários medicamentos e atos médicos em Inglaterra e nos EUA (aqui e aqui). E de assinalar a frase de David Cameron o ano passado: "What we have is a free National Health Service, not a free international health service.”!

Lançamento de livro "Reforma do Sistema de Saúde - A Minha Visão" de António Ferreira

Realiza-se hoje dia 26 de março, pelas 18:30, o lançamento do livro "Reforma do Sistema de Saúde - A minha visão" de António Ferreira. A apresentação será levada a cabo por J. Agostinho Marques, professor e diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Mais informação aqui.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Artigos grátis sobre Economia da Saúde da Routledge

Durante o mês de março a Routledge está a disponibilizar gratuitamente vários artigos sobre temas de economia de saúde, abrangendo temas diversos. O link está disponível aqui.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Google glass e efeitos na medicina e cirurgia

Para quem não conhece o Google Glass há um vídeo que não se deve perder (aqui). E, como filha de cirurgião (por isso, sensível aos problemas enfrentados na sala de operações), é fascinante pensar nas suas possíveis aplicações nos blocos operatórios - por exemplo, aqui.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

História da Medicina Baseada na Evidência

No mês passado, o BMJ e o JAMA disponibilizaram vídeos com entrevistas aos principais indivíduos conotados com o nascimento do movimento da Medicina Baseada na Evidência (MBE) - aqui e aqui. No primeiro vídeo [9:05], Brian Haynes diz que, em 1969, quando estava a ter uma aula sobre as teorias de Freud, interrogou o professor quanto à evidência de que as teorias de Freud eram verdadeiras, tendo obtido como resposta que essa evidência não existia. Questionou-se então, pela primeira vez, em que medida a sua educação se apoiava em teorias não testadas. No segundo vídeo [6:27] Sackett distinge MBE de avaliação crítica (critical appraisal) - esta última combina a MBE com capacidades e competências clínicas e valores e preferências dos doentes. As opções de tratamento devem ser avaliadas tendo em conta as preferências dos doentes.  

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Concorrência com base nos outcomes

O Boston Consulting Group publicou no mês passado um pequeno documento intitulado "Competing on Outcomes: Winning Strategies for Value Based Health Care". Basicamente considera que a concorrência com base nos resultados (outcomes) pode ocorrer a 3 níveis. Num primeiro nível, a disponibilização e a comparação de resultados entre diferentes prestadores aumenta a transparência e reduz variações de prática. Dá o exemplo da Martini-Klinik, um centro alemão de tratamento de cancro da próstata, onde o registo de todas as complicações ao nível de cada cirurgião permitiu obter resultados melhores que a média alemã, quer em termos de disfunção erétil, quer em termos de incontinência urinária.  Num segundo nível, os pagamentos podem ser associados aos resultados obtidos (por exemplo, em cirurgias da anca e do joelho). Num nível mais elevado, poderá existir a responsabilização pelos resultados de saúde de uma determinada população (capitação ajustada pelo risco). O documento reflete ainda sobre as implicações que estas alterações podem ter sobre os agentes da cadeia de valor do setor da saúde. Por exemplo, se um melhor diagnóstico e uma maior adesão à terapêutica podem conduzir à obtenção de melhores resultados, as companhias farmacêuticas devem repensar se não podem ter interesse em entrar em atividades a montante (diagnóstico e prevenção) ou a jusante (monitorização e acompanhamento do tratamento). Para além disso, devem analisar a importância dos sistemas de informação para a sua atividade.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

António Ferreira na FEP

No âmbito do Mestrado em Finanças e Fiscalidade, António Ferreira vem à Faculdade de Economia do Porto, no próximo dia 12 de fevereiro, pelas 18.00. Mais informação aqui.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Compra de medicamentos em modelo de partilha de risco

Segundo uma notícia publicada hoje no Jornal Sol (aqui), "os hospitais vão poder comprar um dos novos remédios para a hepatite C (Boceprevir) e pagar apenas os tratamentos dos doentes que ficarem curados." Uma notícia para ir acompanhando...

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Fusões hospitalares e economias de escala


No passado mês de dezembro foi publicado no European Journal of Health Economics este artigo de Helda Azevedo e Céu Mateus onde se avalia a criação de centros hospitalares, em Portugal. A análise do período 2003 a 2009 sugere a existência de uma dimensão ótima de cerca de 230 camas. Analisando ainda as fusões ocorridas entre 2004 e 2007 conclui-se que existe um aumento estatisticamente significativo dos custos de cerca de 8%.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

A importância das críticas construtivas


Foi publicado um post no Blog da Harvard Business Review (aqui) onde se conclui que as pessoas acreditam que a crítica construtiva dos seus superiores hierárquicos (se efetuada de forma adequada) é essencial para o desenvolvimento da sua carreira, embora os líderes não se sintam muito confortáveis a efetuar críticas negativas. Curiosamente, esta conclusão vem ao encontro do trabalho de investigadores da área da Psicologia, como Nemeth, que se têm dedicado a estudar a importância das críticas abertas, por exemplo nos grupos de trabalho, para possibilitar uma melhor tomada de decisão.

Num dos seus estudos, Nemeth realizou uma experiência com estudantes que tinham de propor soluções para a resolução de um problema de congestionamento de trânsito. Um primeiro grupo trabalhou de acordo com as regras do brainstorming (não sendo permitidas críticas). No outro grupo, os elementos foram incentivados a apresentar todas as ideias que tivessem, mas foi sugerido o debate e a crítica. Num terceiro grupo nada foi dito quanto às regras de decisão. Os resultados do primeiro grupo superaram os resultados do terceiro. Mas o mais criativo foi sem dúvida o segundo (+ 20% de ideias). E, quando decorrido algum tempo, os participantes individuais de cada grupo foram individualmente questionados quanto a ideias adicionais para resolver o problema, os que tinham integrado o grupo onde se incentivam as críticas apresentaram 7 ideias novas, contra apenas 3 ideias dos restantes grupos. O desacordo e a exposição a perspetivas não familiares estimulará a criatividade, porque encoraja a compreender melhor o trabalho dos outros e a procurar apoio para defender os pontos de vista individuais. O debate pode não ser agradável, mas será certamente mais produtivo. Estas conclusões e outras semelhantes são apresentadas neste excelente artigo de Jonah Lehrer, de 2012, no The New Yorker.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Bad Pharma (2)

O livro Bad Pharma comentado num post anterior (aqui) e o movimento para uma maior divulgação da informação contida nos ensaios clínicos (ver site All Trials) continuam a merecer atenção internacional. Na Health Affairs acaba de ser publicado um comentário ao livro (aqui), referindo que a sua ideia fundamental é que "O sol é o melhor desinfetante", uma famosa citação de Lois Brandeis. Porém, há que ter consciência que a transparência não está isenta de potenciais problemas (veja-se, por exemplo, aqui e aqui).

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Despesas em saúde nos EUA

Sobre a evolução das despesas em saúde nos EUA, muito interessante o artigo publicado no NEJM por Blumenthal, Stremikis e Cutler (disponível aqui). Um dos fatores apontado para o crescimento da despesa neste país (nos anos 2000) foi precisamente a não negociação de preços entre as entidades governamentais e as entidades privadas (com exceção do Medicare, do Medicaid e dos períodos de maior sucesso das organizações de saúde gerida), o que permitiu grandes variações nos preços cobrados pelas entidades privadas (tal como se discutiu no post anterior).

Variações de preços de atos nos EUA

Para além das variações de prática clínica (já mencionadas num post anterior), nalguns países existem também grandes variações nos preços praticados pelos cuidados de saúde. Nos EUA, está a causar polémica a difusão pela internet de uma fatura com um custo total de cerca de 55 000 USD por uma apendicectomia, dos quais cerca de 11 000 USD foram pagos pelo doente (mais aqui). Um estudo realizado na California concluiu que os valores faturados aos clientes variavam entre os 1500 USD e os 180 000 USD (ler aqui).