A revista Sábado tem um número especial dedicado à saúde e ao valor da vida (o site da revista disponibiliza um documentário sobre medicamentos oncológicos que pode ser visualizado aqui). Já o jornal Público anuncia que a Comissão Europeia promete um prémio de um milhão de euros a quem criar um teste que avalie a necessidade de prescrição de antibóticos. O Hospital do Futuro publica uma entrevista com Joaquim Cunha, Diretor Executivo do Health Cluster Portugal, onde um dos temas abordados é o turismo de saúde. Este setor de atividade deverá receber um novo impulso com a determinação (em despacho publicado hoje em Diário da República) de implementar as recomendações do Relatório sobre Turismo de Saúde.
Recebi um comentário por mail (de alguém que prefere não ser identificado) quanto ao conteúdo do vídeo disponibilizado pela revista Sábado e que vou partilhar.
ResponderEliminar"Desde a realização deste video, e a até por força da descodificação do genoma humano muita coisa aconteceu. Não podemos dizer que se um doente tem um gene X vai ter um cancro Y. Isso simplesmente não pode ser dito nem agora e possivelmente nunca. Quem tem algumas noções nessa área sabe que os genes interagem entre si e que a presença do gene ou oncogene por si só não é uma sentença. Mas é inegável que existe uma probabilidade. E é sempre disso que se fala, simplesmente uma probabilidade aumentada. Se tiver curiosidade pode ver esta página: http://www.cancer.gov/cancertopics/genetics/brca-fact-sheet
O segundo tema é o uso do bicarbonato de sódio e a acusação de que a quimioterapia é ineficaz e só dá toxicidade. Não adiantarei nada sobre a QT até porque não sou isento e a minha formação pode estar a condicionar a minha opinião. Já sobre a Baking Soda fui investigar e infelizmente parece mais uma daquelas promessas que de vez em quando vão aparecendo para tratar cancro. Sobre esta questão envio-lhe o seguinte link: http://scienceblog.cancerresearchuk.org/2014/03/24/dont-believe-the-hype-10-persistent-cancer-myths-debunked/#fungus".