sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Leituras de fim de semana

A revista Sábado tem um número especial dedicado à saúde e ao valor da vida (o site da revista disponibiliza um documentário sobre medicamentos oncológicos que pode ser visualizado aqui). Já o jornal Público anuncia que a Comissão Europeia promete um prémio de um milhão de euros a quem criar um teste que avalie a necessidade de prescrição de antibóticos. O Hospital do Futuro publica uma entrevista com Joaquim Cunha, Diretor Executivo do Health Cluster Portugal, onde um dos temas abordados é o turismo de saúde. Este setor de atividade deverá receber um novo impulso com a determinação (em despacho publicado hoje em Diário da República) de implementar as recomendações do Relatório sobre Turismo de Saúde.









1 comentário:

  1. Recebi um comentário por mail (de alguém que prefere não ser identificado) quanto ao conteúdo do vídeo disponibilizado pela revista Sábado e que vou partilhar.

    "Desde a realização deste video, e a até por força da descodificação do genoma humano muita coisa aconteceu. Não podemos dizer que se um doente tem um gene X vai ter um cancro Y. Isso simplesmente não pode ser dito nem agora e possivelmente nunca. Quem tem algumas noções nessa área sabe que os genes interagem entre si e que a presença do gene ou oncogene por si só não é uma sentença. Mas é inegável que existe uma probabilidade. E é sempre disso que se fala, simplesmente uma probabilidade aumentada. Se tiver curiosidade pode ver esta página: http://www.cancer.gov/cancertopics/genetics/brca-fact-sheet

    O segundo tema é o uso do bicarbonato de sódio e a acusação de que a quimioterapia é ineficaz e só dá toxicidade. Não adiantarei nada sobre a QT até porque não sou isento e a minha formação pode estar a condicionar a minha opinião. Já sobre a Baking Soda fui investigar e infelizmente parece mais uma daquelas promessas que de vez em quando vão aparecendo para tratar cancro. Sobre esta questão envio-lhe o seguinte link: http://scienceblog.cancerresearchuk.org/2014/03/24/dont-believe-the-hype-10-persistent-cancer-myths-debunked/#fungus".

    ResponderEliminar